quinta-feira, 10 de abril de 2008

Lidando com animais peçonhentos


Nesta quinta feira, entre 8 e 17 horas, a Secretaria de Saúde de Búzios-Rj, promoveu o evento: "LIDANDO COM ANIMAIS PEÇONHENTOS", no Hotel Atlântico em Búzios, um fórum com debates em que a principal assistência eram profissionais de Saúde do município. Para tanto, foram convidados palestrantes ilustres, como o Profº Drº Cláudio Maurício Vieira de Souza, diretor do aracnário e cientista especialista em animais peçonhentos, do Instituto Vital Brasil em Niterói/Rj. Dentro do tema foram abordados, a biologia de aracnídeos, como escorpiões, aranhas entre outros, acidentes envolvendo esses animais, prevenção e tratamento por meio de sorologia, quando for o caso. Falou também sobre as principais espécies de cobras venenosas no estado do Rio de Janeiro, inclusive em nossa região(Búzios e região dos lagos), prevenção e tratamento com soro ante-ofídico. Discorreu também sobre, HOMENAGEM A VITAL BRASIL, o instrutor de sobrevivência da Marinha do Brasil, o senhor Ademir Santana. O objetivo do evento é capacitar os profissionais de Saúde do município de Armação dos Búzios, visando uma maior agilidade em diagnosticar acidentes envolvendo esses animais, pois os mesmos são comuns em nossa região e muitas vezes, o quadro é agravado pelo tempo perdido, por falta de conhecimento dos profissionais de
Prefeito Toninho Branco acima,(a esquerda) e Professor Drº Cláudio Maurício(direita)




saúde em relação a esta área sanitária. O prefeito Toninho Branco, fez a abertura do evento, já que o secretário de Saúde, Drº André Granado, se encontrava de viajem, para se encontrar com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. O prefeito se emocionou ao falar da preocupação em capacitar cada vez mais, o funcionalismo público e fez questão de elogiar a atenção carinhosa, que esses servidores dispensam á população. também se fez presente ao evento representando o Secretário de Saúde, a Drª Vera, diretora do Hospital Rodolfo Perrissé, bem como, o diretor da Saúde coletiva, Drº Sandro Caffaro. A jornalista Neuza Moraes se fez presente, cobrindo os principais fatos para o jornal "O pescador de Búzios". O ponto alto do evento ocorreu, quando o Biólogo Carlos Simas, presente ao evento, reencontrou o Drº Cláudio Maurício, seu ex professor de graduação na faculdade. A partir daí, foi grande a emoção, inclusive havendo a apresentação do cientista ao prefeito Toninho Branco, que permitiu fotos.










(Biólogo Carlos Simas, acima, a esquerda e Biólogo/Professor DrCláudio Maurício, a direita)


(Professor Drº Cláudio Maurício, ao lado, proferindo palestra à assistência)
Nossa opinião: São iniciativas como essas que representam infinito ganho á sociedade, pois a capacitação permanente de profissionais da saúde, entre outros é claro, garante um melhor atendimento à população, assim como, uma maior satisfaçaõ ao servidor público.






Ao lado, equipe da vigilância sanitária municipal.






Mais ao final, da direita para esquerda, Senhor Wilson Brasil( superintendente de vigilância sanitária), Servidor Funasa Édem e António Marcos Chefe de Vigilância Sanitária Municipal.


A frente, olhando para o nosso foco, da direita para esqueda, servidor Funasa Ubirajara e servidores da vigilância Sanitária Municipal, Leonardo e Diego.














































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Nenhum comentário: