sábado, 3 de maio de 2008

Mosquitos usados contra a Dengue









As autoridades sanitárias da Malásia planejam recorrer a engenharia genética para combater a Dengue. A Malásia recorreu ao serviço da empresa britânica Oxitec, especializada na biotecnologia dos insectos, para supervisionar uma experiênia durante a qual serão libertados milhões de mosquitos geneticamente modificados numa ilha de pescadores ao sul da capital, Kuala Lumpur.

A experiência deverá ocorrer no mês de maio. Espera-se que os insetos geneticamente modificados provoquem a morte das larvas das fêmeas durante a reprodução. A medida está, no entanto, sendo criticada por grupos de ecologistas, que temem que a mutação genética dos insetos possa piorar a situação.

Fonte: www.riocontradengue.com.br

Jornal Correio da Manhã (Portugal)

Nossa opinião: Sempre que se realiza manipulação envolvendo esperiências genéticas(biotecnologia), corre-se o risco de um grave e irreparável desequilíbrio ecológico. Neste caso específico, por exemplo, esses mosquitos geneticamente modificados, poderiam, sofrer mutação e deixarem prole, ainda mais resistentes aos atuais inseticidas, poderiam também, com a mudança genética, desenvolver habilidades no cruzamento interespecífico.(entre diferentes espécies), o que hoje não ocorre, devido ao bloqueio reprodutivo, enfim, os biólogos, ecólogos e ambientalistas, de um modo geral, estão temerosos, mas a ciência precisa avançar em busca de soluções! O que você acha? Nos escreva, por favor!

Biólogo Ambiental Carlos Simas













2 comentários:

Joaquim Leao disse...

Prezado Carlos, o risco de mutação inexiste, uma vez que a alteração genética é autocida, o inseto tem o seu ciclo de vida e morre, e sua descendência também não prospera.
A tecnologia da Oxitec de alteração genética do Aedes aegypti é letal para a fêmeas, e torna os machos estéreis, na ausência de um elemento dietético, o que assim possibilita você produzir os mosquitos, sem riscos ambientais ou de mutações.
Estou à disposição para qualquer dúvida.
Atenciosamente,
Joaquim Leão
joaquim.leao@oxitec.com
Oxitec Ltd

biologocarlossimas disse...

Desejamos agradecer a Empresa Oxitec, na pessoa do Senhor Joaquim Leão, pelo comentário enriquecedor em nosso Blog e mais uma vez dizer, que todos nós, aprendemos a cada momento, pois a biologia é dinâmica, por isso maravilhosa. Muito obrigado pelo comentário e por favor, continue nos ajudando na correta difusão do conhecimento. Forte abraço!