quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Por Que a Água do Mar é Salgada?








Nos primeiros tempos de formação da Terra, esta era constituída por uma massa em fusão. À medida que foi arrefecendo(esfriando), os elementos mais densos ficaram no centro e os menos densos migraram para a superfície, tendo alguns gases (oxigênio, hidrogênio, metano, vapor de água) escapado para formar uma atmosfera. Quando a Terra arrefeceu ainda mais, formou-se uma crosta sólida e o vapor de água condensou em grande parte, dando lugar aos oceanos. A água dos oceanos é salgada porque contém sais dissolvidos (com concentrações entre cerca de 33 e 37 g por cada quilograma de água do mar) que têm várias origens:

As rochas da crosta vão-se desgastando por erosão e há uma parte dissolvida desse material que é transportada para o oceano pelos rios

As erupções vulcânicas libertam substâncias voláteis (tais como dióxido de carbono, cloro e sulfato) para a atmosfera, uma parte das quais acaba por ser transportada com a precipitação diretamente para o oceano ou indiretamente através dos rios.

As erupções vulcânicas submarinas contribuem fortemente para os íons no oceano.

Para além destas fontes naturais, há sais que provêm de poluentes gasosos, líquidos ou sólidos.


Mas para além destas fontes de sais há também sumidouros que consomem parte dos sais dissolvidos: plantas e animais marinhos que usam sais (por exemplo, sílica, cálcio e fósforo) para construir os seus esqueletos ou conchas, sedimentos depositados no fundo do mar e que incorporam alguns sais (por exemplo, potássio e sódio), e ainda outros processos. Mas há um equilíbrio entre as fontes e os sumidouros pelo que a composição da água do mar é essencialmente constante.

Nossa opinião:

Hoje com o aquecimento global e o excesso de poluição, inclusive radiação, provocada pelo homem( atividade antrópica), os oceanos entram em acelerado processo de degradação ambiental. Isso, sem dúvida impacta a biota(a parte viva dos oceanos) e com certeza, sais dissolvidos carreados por rios e outras fontes, como vimos acima, tendem também ao desequilíbrio nos próximos anos, o que acelera ainda mais, a rápida extinção de várias espécies marinhas.

O que você achou sobre a matéria acima? Por favor, nos ajude escrever .Precisamos caminhar juntos. Nos envie sua opinião/sugestão. Muito obrigado ,sempre. Estamos juntos!

Biólogo Ambiental Carlos Simas
















Nenhum comentário: