terça-feira, 20 de maio de 2008

Rio e municípios da Baixada promovem ação conjunta contra a dengue



RIO DE JANEIRO (Agência Brasil), 20 de maio - Pela primeira vez, a prefeitura do Rio de Janeiro vai promover uma ação conjunta com os municípios de Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis, Nova Iguaçu, Seropédica e Itaguaí voltada ao combate da dengue. Nesta terça (20) e quarta-feira (21), agentes de saúde realizam uma série de atividades em diferentes pontos da divisa do Rio com essas cidades.

Serão instalados nos municípios estandes educativos com microscópios que mostrarão a evolução do mosquito da dengue, além de materiais informativos sobre a doença. Haverá ainda ações operacionais em que os agentes de saúde vão vistoriar imóveis nessas cidades.

De acordo com o coordenador municipal de Controle de Vetores, Mauro Blanco, as atividades educativas e operacionais são fundamentais para o controle da doença. “De 80% a 90% dos focos estão dentro das residência. Então, é muito importante a participação das pessoas e é importante também o poder público estar procurando transmitir essas mensagens educativas. Além disso, também executamos ações operacionais, chamadas de visitas domiciliares, nas quais os profissionais entram de casa em casa, eliminam criadouros, mostram às pessoas como os criadouros podem ser eliminados e transmitem mensagens de prevenção.

O município do Rio já vem realizando há algum tempo mutirões comunitários contra o mosquito.

Fonte Site: Click 21

Nossa Opinião: Nunca é demais lembrar que sempre foi nosso lema, essas ações desenvolvidads só agora, pelos governos , sobretudo os Municipais, mas como o filósofo já dizia: "Antes tarde que nunca". São ações que podem promover um bloqueio intermunicipal e até quem sabe, interestadual, já que o controle do Aedes aegypti, não é responsabilidade de apenas uma esfera de governo e sim de todos! Tomara que por aqui na região dos lagos, consigamos fazer o mesmo, pelo menos aqui em Búzios, se têm articulado ações elogiáveis, como a que ocorreu no dia de hoje, 20/05, quando fui convidado(biólogo Carlos Simas) a participar de uma reunião com nosso diretor de Saúde Coletiva, Dr Sandro Caffaro, na Secretaria de serviços públicos, com Senhor secretário Gurgel e seu assistente Senhor Eduardo. Participaram ainda dessa reunião, nosso superintendente de Vigilância Sanitária Senhor Wilson Brasil e nosso chefe de operações em controle de vetores, Senhor Edem. A reunião objetiva uma articulação mais efetiva entre secretarias, visando a melhoria de qualidade de vida à polulação, sobretudo ao que tange a limpeza urbana, já que uma cidade limpa, é sinônimo de Saúde, isso só é possível por meio de articulação entre governo e sociedade. Parabéns à todos ! Quem ganha? toda Sociedade, pois "Quem salva uma vida, salva o mundo inteiro."(Ditado judeu.")


Nenhum comentário: