quarta-feira, 18 de junho de 2008

MEC Lança Portal Para Professor


Site terá recursos para preparação de aulas.
Docente poderá baixar vídeos, animações e textos para ensino.

O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta quarta-feira (18) o Portal do Professor, um site voltado para os docentes buscarem elementos para as aulas e para sua formação. A idéia, segundo o MEC, é inserir os professores, principalmente os que estão longe dos grandes centros, no ambiente das novas tecnologias. O endereço do site é http://portaldoprofessor.mec.gov.br.

O site faz parte da política de informatização das escolas que, segundo o governo federal, prevê a instalação de 25 mil laboratórios de informática, 22 mil escolas com banda larga e capacitação de cem mil professores ainda este ano.

Ele terá sugestões de aulas de acordo com o currículo de cada disciplina e recursos como vídeos, fotos, mapas, áudio e textos para serem usados em sala de aula.
Conteúdo

“No ambiente virtual, o professor não será passivo. Ele vai construir seu plano de aula, pesquisar, trocar práticas pedagógicas com colegas, vai ter um mundo aberto à sua frente”, afirmou o ministro da Educação, Fernando Haddad, nessa quarta-feira.

Outros recursos

A proposta do site é oferecer chats, blogs, seminários on-line e links de bibliotecas digitais e museus. As iniciativas dos profissionais de ensino do país serão apresentadas no “Jornal do Professor”, com textos e vídeos experimentais.

Também foi lançado o Banco Internacional de Objetos Educacionais, que permite acesso a vídeos, animações, jogos, textos, áudios e softwares educacionais. No banco, professores terão acesso a conteúdos produzidos por países como Argentina, Canadá, China, Alemanha, França, Itália, Holanda, Portugal, Reino Unido e Estados Unidos. O endereço na internet é o http://objetoseducacionais.mec.gov.br.

Fonte: G1

Nossa Opinião: Ainda hoje pela manhã, estivemos nos estúdios da Rádio 1530 Am/Búzios-Cabo Frio, "Programa Búzios em Foco", à convite da radialista Elaine Moraes, para falar sobre o Caramujo Africano(achatina fulica) e aliás, foi sucesso o programa, mais uma vez, muito obrigado pelo convite Elaine e Neuza Moraes. Falávamos, num certo ponto da entrevista, sobre "EDUCAÇÃO". No nosso entender, educação é um processo que se constrói, com a participação do governo, escola, professor, aluno, pais e toda a Sociedade, elo sem o qual, não poderá haver um grande país. Portanto, colegas professores façamos um excelente uso de mais essa ferramenta no âmbito educacional. Ainda é só o começo, mas um ótimo começo. Parabéns governo do presidente Lula.

Nenhum comentário: