terça-feira, 22 de julho de 2008

Armação dos Búzios-Rj, em Parceria com a Educação, Avança na Prevenção à Dengue.


Escola João Guelo""EDUCAÇÃO COM CONSCIENTIZAÇÃO É TUDO!"

"Educação
se faz com Saúde e Saúde se faz com educação."


Como mostra abaixo, retatório, que sempre, ao final de cada trabalho ,
elaboramos e deixamos com as prin


cipais autoridades da nossa cidade, estivemos na Sexta feira, dia 1
1 do corrente, eu e a servidora Luzia, da Saúde Coletiva de Búzios, na escola Municipal João José de Carvalho(João Guelo), no bairro Cruzeiro/Rasa. Alí desenvolvemos junto aos alunos e professores,

diversas atividades, visando a conscientização para o controle da Dengue em








nosso Município. Não
poderíamos deixar de


mencionar todo o apoio que semp
re recebemos do nosso secretário Municipal de saúde, Dr andré Granado, bem como
, do diretor da Saúde Coletiva do município, Dr Sandro Caffaro, claro, também, toda equipe de profissionais colegas da Saúde e Educação, na pessoa da Secretária Senhora Norma Cristina. Obrigado à todos! Veja as fotos do evento!
Armação dos Búzios, 11 de Julho de 2008.
Relatório de Trabalho
Escola Municipal João José de Carvalho.(João Guelo)



No dia 11 do mês corrente, sexta feira, entre as 08h00min e 17: horas, eu e a Servidora Luzia, da saúde coletiva, estivemos representando a Secretaria Municipal de Saúde/ Saúde Coletiva e Vigilância Sanitária, na Escola Municipal João José de C
arvalho, (João Guelo), por solicitação daquela direção, desenvolvendo atividades de educação ambiental, voltadas para o controle da Dengue no Município.

Exibimos o vídeo da FIOCRUZ intitulado: “Aedes aegypti- Para Combatê-lo é preciso Conhecê-lo.” A servidora Luzia
nos ajudou grandemente, desenvo
lvendo a parte lúdica, com a roupa do mosquito Aedes aegypti, que tanto prendeu a atenção das crianças, professores e demais participantes, como emocionou a todos.





Desejamos esclarecer que o primeiro contato para o desenvolvimento dessa parceria entre Saúde/Escola, ocorreu por iniciativa da professora Solange, que já teria desenvolvido junto aos seus alunos, o projeto da Mosquitérica. (armadilha para o controle de mosquitos).


































Professora Solange, com alunos, já ao final da tarde, arborizando a escola, com muda de Caesalpinia echinata.( Planta Nativa Pau Brasil)
Durante o dia de atividades, pude visitar um protótipo de horta orgânica, aos fundos da instituição e diversos projetos que segundo a direção da escola modelo, pretende implementar


Existe, entretanto, acúmulo considerável de lixo nos arredores da escola e não observamos lixeiras padronizadas, o que estimularia o descarte irregular. Soubemos que a escola pretende estimular também, o conceito de cidadania e compromisso ambiental entre o alunado, por meio de projeto de coleta seletiva, o que por si só é muito positivo e educacionalmente enriquecedor.


Visando o item anterior, sugerimos que se dê ciência dos fatos, à Sub-Secretaria de Serviços públicos, para que se possível, haja colocação dos recipientes de resíduos sólidos no local. Outrossim, informamos que trabalhamos durante todo o dia com 19 turmas, 19 professores e 357 alunos, além de inúmeros pais e responsáveis.

Atenciosamente,



































































Nenhum comentário: