quinta-feira, 21 de agosto de 2008

“Em defesa do Meio Ambiente, Em defesa da Vida, Biólogo Denuncia Queimadas e Degradação Ambiental na APA do Pau Brasil, na Região dos Lagos/Rj.”

Um dos pontos da APA do Pau Brasil, invadido, queimado e degradado.













Nesta segunda feira, 21 de Agosto, o Biólogo Ambiental Carlos Simas, entrou com denúncia aberta com base na Lei 6.938/81(Política Nacional do Meio Ambiente) junto a ALERJ/ ALÔ ALERJ/MEIO AMBIENTE (protocolo 157). Isso se dá em virtude da APA do Pau Brasil (Área de Proteção Ambiental), que
e localiza entre os Municípios de CaboFrio e Búzios, no estado do Rio de Janeiro,



















que é de gestão estadual, se encontrar em estado de total abandono, com invasões, construções irregulares, queimadas, como forma de descaracterização, para eventual legalização e venda de terras.

Esta APA é de suma importância como corredor ecológico, havendo em passado recente, sido estudada, por grandes cientistas brasileiros do Jardim




Botânico/Rj, como exemplo, citamos os
pesquisadores, biólogos Cil Farnei e Mário Moscatelli entre tantos outros. O ecossistema possui os últimos espécimes de Pau Brasil (Caesalpinia echinata), bromélias raras de restinga e micos leões dourados, entre outras espécies endêmicas de flora e fauna, e portanto, gravemente ameaçadas.

O então Secretário de meio Ambiente/Rj e atual Ministro de meio Ambiente, Carlos Minc, pouco antes de ser convidado a ser ministro, sobrevoou a região constatando a referida denúncia, tanto que mandou derrubar, alguns imóveis de luxo em construção em áreas de APP (área de proteção permanente).

Como esses crimes (principalmente invasões e queimadas), ocorrem normalmente em finais de semana, quando órgãos ambientais, se encontram fechados, solicitamos como medida imediata, para se coibir tais crimes, um grupo de polícia estadual ambiental, que poderia se localizar, numa área estratégica, ainda bastante verde e que faz limite entre os dois municípios, o Bairro de Baía Formosa.



Conclamamos você que ama o meio ambiente, portanto a vida, a nos ajudar, fazendo o mesmo. Ligue Alô ALERJ 0800 282 02 30. Sua ajuda pode ser anônima. “Todos Pelo Meio Ambiente Equilibrado (Art. 225 da C.f), Todos Pela Vida.”

























Nenhum comentário: