terça-feira, 16 de setembro de 2008

Cientistas descobrem no Brasil formiga de 120 milhões de anos

Ciência e Vida

16/09/2008 12:24:54



Foto: Reuters

BERLIM (Reuters), 16 de setembro - Biólogos alemães descobriram uma espécie de formiga que eles acreditam ser a mais antiga do planeta, surgida há cerca de 120 milhões de anos.

Os pesquisadores do Museu de História Natural de Karlsruhe descobriram o inseto de 3 milímetros de comprimento na floresta amazônica, em 2007, e esperam que ela esclareça o início da evolução das formigas.

"É, de longe, a descoberta mais espetacular dos meus 26 anos de carreira", disse o biólogo Manfred Verhaagh, nesta terça-feira.

Os cientistas de Karlsruhe já haviam encontrado uma espécie não-identificada de formiga de tipo parecido na floresta amazônica do Brasil, em 2003. No entanto, devido a um acidente no laboratório, o inseto se desidratou, tornando impossível a continuação da pesquisa, segundo Verhaagh.

No ano passado, outra equipe de pesquisadores do museu estava na floresta para pesquisar fungos quando se deparou com o inseto minúsculo. A equipe chamou o descoberta de "Martialis heureka".

Parecendo uma vespa em miniatura, o inseto não se parece com nenhuma outra formiga e, provavelmente, sua existência remonta a 120 milhões de anos atrás. Logo, este seria o ser mais antigo a ainda habitar a Terra, segundo Verhaagh.

Os cientistas usaram amostras de DNA de uma das patas dianteiras da formiga para estabelecer a provável idade da espécie.

A última descoberta de nova espécie de formiga aconteceu em 1923, disse o cientista.


Fonte: Site Click 21



Nossa opinião: Há pouco tempo atrás, quando da edição de matéria sobre Alõe vera(babosa), neste blog, falamos do enorme potencial biótico, no Brasil, pricipalmente na floresta Amazônica, com a maior biodversidade do planeta(flora e fauna). Alertamos sobre a existência alí, de princípios ativos, para prevenção e cura de doenças, hoje "incuráveis", ainda não descobertos, pela classe científica mundial e da conseqüente enorme biopirataria naquele local. Essa matéria de hoje, vem em contra partida, mostrar que o "Brasil, além de ser gigante por natureza", talvez também, seja o berço do conhecimento mundial. Cabe a você, a mim, aos nativos da grande floresta, ao povo brasileiro, sobretudo aos políticos desse país, a consciêntização, para a correta exploração de recursos naturais (flora, fauna, petróleo, minério etc), com equilíbrio e responsabilidade ambiental. Parabéns e avante Brasil e seu povo. Nós os amamos e temos orgulho de ser brasileiros!


Biólogo Ambiental Carlos Simas

Nenhum comentário: