sábado, 14 de agosto de 2010

Alimentos que Ajudam Melhorar o Humor. (Alimentos Funcionais)

Nesta época de campanha política, muita gente está com os nervos à flôr da pele. Portanto, vai aí nossa contribuição, uma reedição de matéria publicada no mês três( março ), para um relaxamento, por meio de uma alimentação saudável.


Não importa a idade, sexo, religião ou filosofia de vida. O fato é que ninguém está imune ao mau-humor, desânimo ou indisposição. As pedras no caminho podem fazer com que as pessoas se sintam tristes e sem vontade de fazer nada. Felizmente existe solução para o problema.

No post de hoje vamos apresentar o que falta na sua vida para que você se sinta mais feliz. Não, não pense que estamos propondo auto-ajuda ou terapia. Nossa dica para se sentir mais feliz é comer bem e corretamente. Pesquisas mostram que existem determinados tipos de alimento que ajudam a elevar o funcionamento do sistema nervoso, acabar com a tristeza e a irritação.





Um dos alimentos que mais ajuda a acabar com o nervosismo é o alface. Segundo especialistas, o talo da verdura tem lactucina, uma substância que funciona como calmante. Além desse componente o alface também contém fosfato( fósforo P), uma substância que ajuda a prevenir o orgânismo contra a depressão, confusão mental e cansaço.






Outra verdura muito boa para os ânimos é o espinafre. Isso porque ele contém potássio e ácido fólico, que protege o organísmo da depressão. Magnécio, fosfato, e vitaminas A, C e complexo B também podem ser encontrados no espinafre e ajudam a estabilizar a pressão.


Além de verduras, os frutos do mar também podem ser considerados uma injeção de ânimo. Esse tipo de alimento contém zinco e selênio. Essas substâncias agem no cérebro e diminuem o cansaço e ansiedade. Além de conter proteína e gordura saudável (ÔMEGA 3).

Impossível falar de alimentos que fazem bem para o humor e para a saúde, sem falar das frutas. Quando estiver se sentindo para baixo, faça uma pausa e deixe a tristeza de lado comendo um cacho de uvas ou uma jabuticaba. Essas frutas contém complexo B, uma vitamina que combate a depressão e auxilia no funcionamento do sistema nervoso.







Você também pode recorrer a uma deliciosa laranja ou banana. Na laranja é possível encontrar cálcio, um componente que funciona como relaxante muscular e combate o stress. A banana pode ajudá-lo a dormir tranquilo e diminuir a ansiedade.






Os problemas e suas consequências são inerentes ao ser humano, é importante que se tenha consciência de que a vida não é perfeita para ninguém e que apenas se alimentar bem não trás felicidade, mas contribui... e muito!




Carlos Simas
Especialista em Meio Ambiente
Professor Pós-Graduado Ensino Ciências e Biologia
Biólogo Ambiental
Especialista em Controle de Vetores - UFRJ
Estudante de Direito












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