quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Aranha Marrom (Loxosceles Sp.)

















Foto gentilmente cedida por um amigo do Paraná que sofreu acidente, em sua residência, nesta madrugada, enquanto dormia.



(Loxosceles sp)




Prezado Dr: fui picado por uma aranha com características de aranha marrom mas o médico não soube identificar pesquisei sobre o assunto e li seu artigo no site por favor se puder me dar alguma resposta estou enviando algumas fotos.obs fui picado no dia de hoje ás 1 hora da madrugada fui ao hospital e fiz o soro antiloxoscélico e capturei a aranha que estou mandando a foto.obrigado peço sua resposta urgente.estou preocupado porque encontro frequentemante este tipo de aranha na minha casa.obrigado.

Mazocch/Paraná.





O post de hoje é de suma importância em nossa região (dos lagos/Rj), e em todo Brasil, já que ocorrem diariamente vários acidentes envolvendo Aranhas Marrons. Portanto, é comum e natural, até por falta de informações, que os pais, ou responsáveis, principalmente por crianças acidentadas, inicialmente, entrem em desespero.


Felizmente, na sua maioria, são acidentes leves (inoculação de pouco veneno), criando pequenos inchaços e dores localizadas, que nem chegam ser notificados, à autoridade em saúde do município. Os hospitais da região tem capacitado equipes de saúde, quanto ao tema.

Aranhas Marrons são aranhas muito pequenas, não passando de quatro cm de envergadura, vivem em ambientes escuros e secos onde fazem teias irregulares, muito parecidas com fiapos de algodão, onde capturam seu alimento que é composto basicamente por insetos (moscas, besouros, baratas, etc).


Na natureza, as aranhas marrons são encontradas sob cascas de árvores, debaixo de pedras e dentro de grutas. Nas cidades, esses animais proliferam dentro das residências humanas, onde fazem teias atrás de móveis; quadros; pilhas de madeira e material de construção. São aranhas muito tímidas e de hábitos noturnos e os acidentes ocorrem quando são comprimidas contra o corpo dentro de roupas, toalhas, roupas de cama etc.

Seu veneno é extremamente tóxico para o organismo humano e o local da picada apresenta bolhas; inchaço; aumento de temperatura e lesões hemorrágicas; com ou sem dor em queimação. A ausência de dor faz com que o acidentado demore a procurar socorro médico, o que pode complicar o tratamento. Após alguns dias a área da picada apresenta necrose que deixa uma úlcera de difícil cicatrização.






Imagem da Lesão







Outras alterações que podem aparecer no acidente por aranhas marrons são: febre alta nas primeiras 24 horas, dor de cabeça; coceira generalizada; dor muscular; náuseas; vômitos; visão turva; diarréia; sonolência; irritabilidade e, nos casos graves, coma. Em certo número de acidentes podem ocorrer complicações devido à ação do veneno sobre as células do sangue, ocasionando anemia, equimoses e urina com sangue o que pode levar a insuficiência renal aguda e óbitos. Curiosidades: O predador natural da aranha marrom é a lagartixa de parede (Hemidactylus mobuia), encontrada andando por paredes e tetos das casas.


Porém, a lagartixa vem sendo dizimada com o avanço urbano e, por desconhecimento, muitas pessoas as matam sem saber que são inofensivas e benéficas. Por isso o grande número de casos de acidentes com aranha marrom que,
sem predadores, se reproduz descontroladamente.









Lagartixa de parede
(Hemidactylus mobuia)

Predador natural da Aranha Marrom




MAS, ATENÇÃO: NEM TODA ARANHA QUE VIVE EM NOSSAS CASAS OU QUE TENHA COLORIDO MARROM CAUSA ESSE QUADRO. A MAIORIA DAS ARANHAS "CASEIRAS" NÃO É DE ANIMAIS PERIGOSOS.

Fontes: UFRJ, UFF, USP, IVB, MS, FUNASA, ABCVP.




Carlos Simas
Biólogo Ambiental
Especialista em Meio Ambiente, Controle de Vetores e Pragas Urbanas.
Professor Pós-Graduado Ensino Ciências e Biologia














15 comentários:

Eliana disse...

Gostaria de enviar uma foto de aranhas q costumam aparecer na minha casa...entre elas muitas aparições das marrons....só não sei se é desta que tanto falam referente ao veneno....como posso enviar uma foto pra tirar minhas dúvidas???

biologocarlossimas disse...

Inicialmente, muito obrigado pelo comentário Eliana. Quanto a aranhas marrons, elas são muito comuns em todo Brasil e se você levar pessoalmente um espécime na secretaria de saúde da cidade em mora, ela identificará gratuitamente para você. Já em foto por e-mail, só é possivel a identificação se a foto for de ótima resolução, o que quase nunca ocorre, por diversos motivos. Entretanto se desejar, sem compromisso nos enviar a foto que possui, nosso e-mail é: biocarlossimas@gmail.com. Mais uma vez obrigado e abraço.

Biólogo Carlos Simas de Búzios-Rj

Anônimo disse...

essa porcaria de aranha me picou..no inicio parecia uma espinha e eu mediquei com antibiotico fraco e anti inflamatorio fraco..apos 9 dias tive que fazer uma debridaçao pois meu dedo estava necrosado..bixinho lazarento q estava debaixo d euma telha no meu trabalho....
vou começar a criar lagartixas pq esse bixinho é do capeta!

Maurício Mesquita disse...

Olha, aparece com uma coisa que primeiro parecia espinha no pescoço. Eu tinha feito a barba. Depois ficou maior e mais inchado. Poderia ser até pelo encravado. Final de ano, faculdade pegando muito stress. Tenho me alimentado mal. Me senti enjoado, tive náuseas. Começou a criar bolhas brancas, vesículas. Fui no médico. O médico não soube dizer se era herpes ou picada de aranha. Disse que não poderia me dar pomada com corticóide, pois se fosse herpes seria muito prejudicial. Pediu pra eu circular com uma caneta e notar se aumentaria. Não aumentou. O médico disse que achava não ser herpes, pois eu sentiria dor. E eu, na ocasião não sentia nada, apenas um desconforto. Tinha 2cm por 1,2 o ferimento. Reclamei com minha namorada que parecia que era uma queimadura, até brinquei que iria passar pasta de dente para "refrescar". Ela faz medicina e constatou que eu estava com um gânglio inflamado, pois havia um nódulozinho. Meu sistema de defesa tava dando sinal. É uma dorzinha fraca, mas constante de queimadura. Certo dia acordei e as vesículas haviam estourado. Agora há uma casca escura no centro. Mas não é duro como casca. Não aumentou aparentemente o tamanho da lesão.

Fui cedo ao médico, logo que apareceu a erupção da pele. Pode não ser casca, mas necrose? Pode o médico ter confundido o aspecto da lesão com herpes?

Maurício Mesquita disse...

12/11 - fiz a barba e notei a lesão. Picada de mosquito, espinha?
13/11 - lesão pouco maior, como eu fiz a barba poderia ser vários pêlos encravados. Sentia enjoo.
15/11 - Não doia, havia desconforto na região. Pessoas olhavam e dizam: "isso é cobreiro"

16/11 - Fui no médico! Ele não descartou ser picada de aranha, mas disse que poderia ser herpes. haviam elevações na pele com aspecto de pequenas bolhas brancas.

17/11 - reclamei de sensação de queimadura no local, brinquei que passaria pasta de dente para refrescar. Parece que o local foi cauterizado.

18/11 - Acordei e algumas "bolhas" haviam estourado (talvez tenha coçado dormindo). Ficaram os buraquinhos. Pareceu que em cada formou uma casquinha.

19/11 - Todas as "bolhas" estouraram, as casquinhas se unificaram, agora há uma casca central. O machucado não tá tão elevado, mas a pele ao redor está bem vermelha. O ferimento não aumentou de extensão.

E então professor, pode me ajudar?

biologocarlossimas disse...

Maurício, como existem muitos sintomas parecidos para várias doenças, seria uma temeridade dizer o que você tem, com tão poucos elementos. No entanto, dependendo do tempo do aparecimento dos sintomas, que condizem com picada de Loxosceles sp, você já terá desenvolvido anticorpos para a doença, se for o caso. Dessa forma, meu amigo, lhe aconselho procurar urgente um especialista em doença tropical, que poderá fazer o diagnóstico correto e tratamento adequado. Vai dar tudo certo. Abraço.

Anônimo disse...

Olá, enviei para seu email umas fotos de uma aranha, que parece uma aranha marron, gostaria muito que vc a identificasse. Obrigada. Bruna.

biologocarlossimas disse...

Bruna, obrigado pelo carinho e confiança em meu trabalho, porém quanto a identificação por fotografia, vale a resposta que forneci à Eliana.

É muito difícil a correta identificação por imagem, em virtude de estruturas muito semelhantes que podem indicar espécies familiares.

Abração!

guilherme henrique regailo disse...

olá meu nome é Guilherme ,eu eu estou com uma bolinha no braço ,não é mordida de pernelongo prq esta meio ixada ,parece uma espinha , gostaria de saber se devo conssultar um médico ,pois isso apareceu hj deve ter 1 milimetro o centro avermelhado , e em volta uns 3 ,parece muto uma espinha não doi nem nada só sinto como um carosso no meioo, pode ser picada de aranha marron, não tenho muita sorte com isso. Quando minha mãe estava gravida de mim ela foi picada por uma aranha marrom ,foi ao hospitale descubriu que estava grávida de mim rsrs, como pode ver uma aranha me mordeu praticamnte em quanto eu ainda era um feto ...rsrs preciso que me ajude ,agradeço des de já.

Carlos Simas disse...

Olá meu amigão Guilherme. Sempre é prudente e muito importante se procurar até um posto de saúde local em caso de aparecimento no corpo de algo que não existia, e portanto não seria normal.

Pela descrição, de fato poderia ser picada de Aranha Marrom, pois quando da mesma é comum o aparecimento rápido de sintomas como inchaço, coceira, vermelhidão e pequena queimação local,o que você diz não haver.

De qualquer forma, não há motivo para pânico é só procurar um médico o quanto antes.

Abraço e saúde!

Anônimo disse...

Oi Desde que minha vizinha comecou a construir a casa dela comecou aparecer esses tipo de aranha marrom em casa as 2 primeiro que entrou em casa miinha filha de 3 anos que viu e disse que era uma barata quando fui ver era essa aranha nogenta grande e marrom pesquisei sobre elas e vi o que ela pode causar desde então minha filha tem dormido na casa da minha mae o que eu devo fazer meu esposo matou as duas e uma delas esta morta dentro de um pote o que eu faco tenho medo que elas possa picar minha filha nem durmo mais direito me assusto com qualquer coisa.

Beatriz Antonieta Lopes disse...

Gostei do teu Blog, Carlos Simas! Sou, como você, Bióloga com especialização em Entomologia Médica, participei de um curso sobre "Animais peçonhentos de interesse médico", em Cuiabá-MT.
Confesso não ter medo de quase nada...
Mas de aranhas 'morro de medo' de qualquer uma delas! especialmente da Loxosceles Sp.
E as Tarântulas me deixam com medo, pelo tamanho!

Beatriz Antonieta Lopes disse...

Gostei do teu Blog, Carlos Simas! Sou, como você, Bióloga com especialização em Entomologia Médica, participei de um curso sobre "Animais peçonhentos de interesse médico", em Cuiabá-MT.
Confesso não ter medo de quase nada...
Mas de aranhas 'morro de medo' de qualquer uma delas! especialmente da Loxosceles Sp.
E as Tarântulas me deixam com medo, pelo tamanho!

Beatriz Antonieta Lopes disse...

Gostei do teu Blog, Carlos Simas! Sou, como você, Bióloga com especialização em Entomologia Médica, participei de um curso sobre "Animais peçonhentos de interesse médico", em Cuiabá-MT.
Confesso não ter medo de quase nada...
Mas de aranhas 'morro de medo' de qualquer uma delas! especialmente da Loxosceles Sp.
E as Tarântulas me deixam com medo, pelo tamanho!

Tiago disse...

Bom dia, sou tiago, tirei algumas fotos de arranhas pois acho que se tratam de aranha marron, pelas pesquisas que fiz sao iguais, em uma semana ja achei 3 na mesma parte da casa. Como mando as fotos?