sexta-feira, 9 de abril de 2010

Educação Pública de Qualidade_ A Solução Para as Desigualdades Sociais.


Uma boa educação transforma e resgata a dignidade humana. Em virtude de ter sido menino muito pobre, ter passado os primeiros anos de vida em colégio interno, ter passado fome e mesmo assim, haver superado todo aquele infortúnio, e hoje me encontrar relativamente privilegiado, posso seguramente dizer que só por meio do conhecimento sistematizado, de qualidade, uma criança se torna cidadão (ã).


A prática de um esporte, todos sabem hoje, que disciplina, sobretudo a criança e a direciona ao bem maior, que é a cidadania plena, sem contar com os benefícios à saúde física, mental e intelectual. Sem dúvida, que é ótimo para a pessoa que o pratica para a sua família que dessa forma pode vislumbrar novos horizontes para seu ente querido, e para o Estado, que cresce e se solidifica com a capacidade dos seus cidadãos (ãs).


Quando vemos iniciativas nesse sentido, de governos, escolas, professores, alunos, famílias e sociedade civil organizada, como a que houve neste final de semana em Búzios, devemos sem sombra de dúvida, elogiar, até porque, muitos que deveriam fazer, não fazem. No exemplo em tela, são jovens alunos da classe de formação de professores, que iniciaram o curso de quatro anos, nesse primeiro semestre.


Ocorreu neste último sábado a final da Búzios Sailing Week, uma tradicional competição que desde os anos 80 faz parte do “grand slam” da vela de oceano brasileira, no Iate Clube Armação de Búzios. A competição teve início no dia 01/04, quinta feira, e terminou nesse sábado, dia 03/04.


Alguns alunos do Colégio Municipal Paulo Freire de Búzios, tiveram a oportunidade de participar do evento, no dia 01/04, com a coordenação do professor Alexandre Nabuco, que os convidou para que pudessem conhecer um esporte que ainda não haviam tido a oportunidade de acompanhar tão de perto.


Contamos ainda com a ilustre presença de um dos maiores ícones da vela brasileira: Lars Grael, com quem esses alunos tiraram a foto a seguir:


Alunos do Colégio Paulo Freire, com Lars Grael (velejador).


Da esquerda para direita: Marcelo Felipe, Diego Rinno (filho do professor Carlos Simas), Lediana, Lars Grael e Patrícia (filha do professor Alexandre Nabuco).


Nenhum comentário: