sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Aranha Armadeira(Phoneutria nigriventer)




 





Foto Fiocruz


Nome científico: Phoneutria nigriventer

Nome comum: Aranha Armadeira

Esta espécie é dada como a mais agressiva do mundo; ergue-se apoiada sobre as patas traseiras e salta sobre o agressor, que muitas vezes é atacado sem saber.

Costuma viver em locais onde existem bananeiras, lenhas, telhas e tijolos empilhados e terrenos baldios. Tem hábitos noturnos e não tem moradia fixa podendo entrar dentro de casas e, ao amanhecer, abrigar-se em sapatos e botas, causando acidentes quando são vestidos.

Seu veneno tem ação neurotóxico, é extremamente dolorido e pode levar a vítima ao “estado de choque”, e até a morte quando se trata de crianças pequenas e pessoas de idade.

Os adultos que suportam a dor recebem tratamento local com anestésicos e anti-histamínicos. Casos mais graves necessitam soroterapia e acompanhamento médico. 

Ações Preventivas:

Como são animais que vivem preferencialmente em bananeiras (e em vegetação) se deve evitar  que a vegetação encoste   nas paredes da residência ( na verdade o que aconselho é que se mantenha até 1,5 metro de afastamento do muro do prédio)

Cuidado ao vestir calçados e roupas, que devem ser previamente verificados.

Evitar que objetos inservíveis continuem no ambiente interno de moradia, pois poderão servir como abrigo de aranhas e outras pragas.

Higienização e arrumação periódica, inclusive em locais onde fique coisas que não se use frequentemente, são ações mecânicas fundamentais, pois estressam o animal e há tendência natural da não ocupação.

Aranhas normalmente invadem a residência para conseguir abrigo, água e alimento, que normalmente são insetos, portanto tenha em mente que telas de Nylon aonde for possível e que impossibilite ou dificulte a entrada de insetos e aracnídeos é muito importante.

A chamada "Dedetização", ou para nós controladores de pragas urbanas, o "Controle de Pragas", só em último caso e mesmo assim com profissional formado nesta área, em virtude das especificidades da profissão, para que não se cometa erros primários de se "Dedetizar para aranha com inseticida, que seria para inseto e ai é claro, nenhum, ou quase nenhum efeito haverá sobre aranha, que é Aracnídeo. Algumas aranhas são muito resistentes e só morrem com produto próprio.

Em última análise, caso tenha suspeita de que foi picado por Aranha Armadeira ( Phoneutria nigriventer ) dirija-se imediatamente ao posto de saúde, ou hospital mais próximo, para se for o caso receber o Soro Antiaracnídeo. (SAAr)



Nunca se esqueça porém, de que mesmo as aranhas são seres vivos, úteis ao controle biológico de insetos, inclusive àqueles nocivos ao homem, como o mosquito do Dengue, bem como são necessários à cadeia alimentar e à vida. Por isso seria crime ambiental (Lei  9.605/98) qualquer matança indiscriminada desses animais sem o devido conhecimento técnico específico) 






As Aranhas

Artrópode da classe dos aracnídeos (ordem Araneida). Apresenta cores variadas, e, quanto ao tamanho, vai do quase invisível a olho nu até espécies de mais de 20 cm. Todas as aranhas são predadoras e sua dieta inclui de insetos tais como: moscas, mosquitos, grilos, gafanhotos, baratas etc.

Apesar de poucas aranhas possuírem a capacidade de intoxicar o homem, todas as aranhas são venenosas.

As aranhas se distinguem de outros aracnídeos por terem a cabeça e o tórax separados do abdômen por uma estreita cintura. Suas garras são usadas para segurar, picar e triturar a presa. A maioria das aranhas usa veneno para matar suas presas. Na ponta das garras ficam duas estruturas semelhantes a seringas, ocas e pontiagudas (pedipalpos), usadas para picar o corpo da presa e injetar o veneno, que é produzido em glândulas especiais.

A maioria das aranhas têm 8 olhos. Algumas têm 6, 4 ou 2 olhos, ou mesmo nenhum. Algumas aranhas de caverna são cegas.

Seu aparelho respiratório funciona por meio de pulmões (pulmões foliares) e por traquéias. Existem aranhas que têm apenas pulmões e aranhas que têm apenas traquéias. A maioria tem ambos os tipos.

As aranhas possuem circulação de sangue em seu organismo. O coração situa-se na parte dorsal do abdômen.

É um animal que apresenta o esqueleto externo, conhecido como exoesqueleto, formado por uma substância chamada de quitina (proteina).

Os pelos das aranhas não causam somente arrepios aos que têm fobia só de olhar um animal com muitas patas. São elementos importantes e de vital importância em sua sobrevivência. Os pelos funcionam como sensores de deslocamento de ar.

As aranhas possuem hábitos diurnos e noturnos. As espécies noturnas, onde estão as caranguejeiras, possuem a visão deficiente e não reconhecem pessoas como agressores. A agressividade existe quando um conjunto de situações(reações táctas e sensoriais) informa ao animal que ele está vulnerável e ali existe uma presa.

Estas reações envolvem, principalmente, movimentos bruscos, deslocamentos repentinos de ar, qualquer situação que envolva manuseio, contenção ou captura.

Fonte Fiocruz.
Obs: Algumas informações técnicas foram juntadas pelo Biólogo Ambiental Carlos Simas.









  











2 comentários:

Eliane disse...

Olá, apareceu na minha casa uma aranha bastante grande, pelo o que pesquisei me parece uma caranguejeira, mas gostaria de ter uma certeza e maiores informações sobre ela, posso lhe enviar um email com uma foto da mesma? Você poderia me ajudar a saber se é mesmo esse tipo? Desde já, obrigada.

Eliane disse...

Olá, apareceu na minha casa uma aranha bastante grande, pelo o que pesquisei me parece uma caranguejeira, mas gostaria de ter uma certeza e maiores informações sobre ela, posso lhe enviar um email com uma foto da mesma? Você poderia me ajudar a saber se é mesmo esse tipo? Desde já, obrigada.