quarta-feira, 21 de março de 2012

21 de Março_Dia Internacional da Síndrome de Down.










A Síndrome de Down é uma Anomalia Genética, Causada pelo acidente que pode ocorrer em três lócus (locais) Diferentes; no óvulo, no espermatozoide, ou após a fusão destes, ou seja, na célula ovo ou zigoto.

Uma vez que tenha ocorrido esse acidente genético, haverá uma Alteração cromossômica (alteração de cromossomos). Normalmente nós temos 23 pares de cromossomos, sendo 22 pares chamados autossomos e 1 Par (XX ou XY), chamados Sexuais. A Síndrome de Down, ou Trissomia do 21 é a formação errada de mais um cromossomo no par 21.

Pode parecer a Princípio ao leigo que não deveria haver maiores problemas, só que esses cromossomos estão ligados à síntese de proteínas, e essa informação errada faz com que seja desregulada toda a química do Organismo, trazendo sérias anomalias ao ser humano.

O nome da doença vem do sobrenome do Médico Inglês Langdon Down, que no ano de 1866 fez uma importante observação a respeito de um grupo de pessoas portadoras da síndrome e que viviam ignoradas na Sociedade.

Segundo a ciência, todas as Pessoas estão sujeitas a ter um (a) Filho (a) com esta disfunção, independentemente da Raça ou condição Socioeconômica.

No Brasil, se acredita que ocorra um caso em cada 600 nascimentos. Isso significa que nascem cerca de 8.000 Bebês com Síndrome por Ano.

Além do Diagnóstico e tratamento, o que todos nós devemos ter em mente é que, como foi dito acima, todos nós estamos sujeitos a ter alguém na família há quem muito amamos com Síndrome de Down. Portanto, o certo a fazer é Amar e cuidar de todas as pessoas, “como se não houvesse o Amanhã”.


Biólogo Ambiental Carlos Simas





Nenhum comentário: