sábado, 3 de março de 2012

Louva a deus ( Mantis religiosa )



Fonte:

http://cdn-write.demandstudios.com/upload//9000/000/30/8/9038.jpg



Inseto da ordem Mantodea, NOME CIENTÍFICO: Mantis religiosa. FILO: Arthorpoda CLASSE: Insecta; existindo mais de 2.400 espécies.


Este inseto não é venenoso e representa uma enorme utilidade na natureza por ser predador ou Controlador Biológico Voraz de outros insetos prejudiciais ao homem, como moscas, e até pulgões (Afídeos), na Agricultura.


Para tanto, são excelentes caçadores de emboscada e camuflagem. Seus apêndices anteriores (pernas) são potentes Garras que seguram fortemente suas presas ao serem Devoradas. O Louva a deus é muitíssimo apreciado pelos que preferem não degradar o meio ambiente, sobretudo em jardinagem e agricultura Orgânica ou Biológica.

Sua presença de forma controlada nestes locais é garantia de controle biológico (sem uso de Pesticidas), aumentando a qualidade dos vegetais ao consumo humano.

Sua Reprodução ocorre durante o Outono, e assim como as Aranhas Viúvas Negras, não é incomum que a fêmea mate o macho durante/após a cópula e o Devore. Após esse fato, a Fêmea costuma colocar entre 10 a 400 Ovos numa cápsula endurecida no chão ou enrolada em folha vegetal.

São animais semi metabólicos, ou seja, sua reprodução ocorre assim: Ovo, Ninfa e Adulto, não passando pela fase larvar. A fêmea em algumas espécies costuma ficar por perto e guardar a cápsula de ovos contra predadores como as vespas. (Marimbondos)

São excelentes voadores e sua dinâmica de Voo mais se parece com a de aviões de caça, sendo por isso mesmo eficazes em escapar de ataques de Predadores, inclusive de Morcegos, em pleno Voo. Para isso, o Louva deus mergulha como se fosse um verdadeiro avião caça de guerra.

Poderíamos falar muito mais sobre esse mundo maravilhoso do Louva a deus, que, diga-se por sinal, tem este nome por parecer estar Rezando, e é um Bicho Venerado na China. Porém, ficamos por aqui, e cuidemos bem da nossa nave, mãe Terra, e dos frutos que bondosamente nos proporciona.

Caso queira pesquisar Mais, visite:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Louva-a-deus



Nenhum comentário: