sábado, 14 de abril de 2012

Borboletas e Mariposas_Ordem Lepidoptera.




Os lepidopteros compõem a segunda maior diversidade de insetos do planeta e são encontrados em quase todas as regiões do mundo, principalmente em locais tropicais. São estimadas 150.000 espécies de lepidopteros, sendo a segunda maior ordem em número de espécies de insetos.

No Brasil, mais de 3.500 espécies de borboletas já foram descritas e 57 espécies de Borboletas e Mariposas estão ameaçadas de extinção. No Cerrado, existem aproximadamente 1.000 espécies de borboletas e de 5 a 8 mil espécies de mariposas. Milhares de espécies ainda estão por ser descobertas e descritas por cientistas

Os lepidopteros são insetos holometabólicos, ou seja, sofrem metamorfose completa, com estágios de ovo, larva (lagarta), pupa (crisálida) e adulto (imago). Os adultos são totalmente diferentes das formas imaturas. Os Adultos São as Borboletas e Mariposas e as formas jovens ou imaturas são as lagartas.

Biologia da Espécie (parte)

As principais características da ordem são as asas cobertas de escamas e o aparelho bucal sugador modificado em espirotromba ou probóscide, que é um tubo enrolado em espiral que funciona semelhante ao brinquedo língua-de-sogra . Esse tipo de aparelho bucal é exclusivo dessa ordem de insetos, com a função de extrair o néctar das flores e aspirar substâncias líquidas para se alimentar.

Importância Ecológica

A ordem Lepdoptera é de vital Importância Ecológica, pois sem ela, não se processa a polinização das flores que significa nada menos que a gravidez do vegetal, com transferência de gametas masculinos e femininos para dentro do ovário vegetal. Ou seja, sem saber, as Borboletas e mariposas nos alimentam  Bondosamente.


Situação Atual da ordem Lepdoptera

Em alguns países como por exemplo  na China já não há em muitos locais esses maravilhosos insetos e a polinização nos vegetais de importância econômica tem sido feito à mão. O que uma colônia de abelhas leva apenas algumas horas para realizar, por meios humanos, se levam dias. Fruto da ganância e descontrole humano no uso indiscriminado de Praguicidas na lavoura.

Aqui no Brasil também em algumas regiões, já se percebe o decréscimo de Abelhas e Mariposas Polinizadoras. Até quando o homem tentará eliminar àqueles de quem precisa para sua Sobrevivência na Terra?



Um comentário:

Alexandre disse...

Olá! Gostaria de saber qual a espécie desta borboleta que está na foto, encontrei uma idêntica!

Obrigado!