terça-feira, 25 de novembro de 2014

Baratas. Como eliminar!




 



Barata de esgoto (Periplaneta americana)
Crédito das imagens: FIOCRUZ



Hábitos

As baratas são insetos de hábito noturno, durante o dia escondem-se em frestas de muros, em baixo de pedras ou em esgotos. Estes insetos tornaram-se domésticos e todas as residências convivem com este problema, que pode ser evitado e controlado.
Não devemos subestimar os malefícios causados pela convivência forçada com estes insetos. Pela diversidade de oferta de alimentos e habitat propícios à sua proliferação, eles se reproduzem com velocidade, adquirindo resistência aos tratamentos tradicionais de combate. Nos grandes núcleos populacionais, a barata se apresenta como o inseto mais comumente encontrado.


Perigos a saúde

A barata não deve apenas ser encarada como hóspede incômodo e indesejável, devido ao seu aspecto repulsivo e ao odor desagradável. Ela é um inseto nocivo à saúde em função de sua capacidade potencial de transmitir doenças.


O “voar das baratas” está intimamente ligado ao período de acasalamento, geralmente ocorrendo durante o verão.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes insetos são agentes transmissores de doenças causadas por bactérias, como a furunculose, lepra, tuberculose, poliomielite e diarréia.


Tipos de baratas


Existem no mundo, cerca de 20 espécies de baratas domésticas. No Brasil, existem muitas espécies de baratas, no entanto, a grande maioria de hábitos silvestres. As espécies urbanas mais comumente encontradas são as francesinhas - Blatella germânica e a barata de esgoto - Periplaneta americana.

A barata de esgoto é capaz de viver até quatro anos, enquanto a francesinha não vive mais do que um ano.
Ambas gostam de se refugiar em frestas e fendas, locais onde passam cerca de 75% dos seus dias.


Locais de infestação



Francesinha










(Blatella germanica)

As baratas conhecidas como francesinha são encontradas em áreas de armazenamento, cozinhas, despensas, fornos, frigoríficos, freezers, estufas e coifas, sob pias, sob bancadas, atrás de quadros, painéis, caixas de interruptores, pés vazados de mesas, cadeiras, ao longo de tubulações.













Barata de esgoto
(Periplaneta americana)

A barata de esgoto é encontrada em áreas térreas, galerias subterrâneas, tubulações, caixas de esgoto, caixas de gordura, caixas de passagem, caixas de força, ralos, cisternas, tubos de queda, áreas de serviço, banheiros, atrás de cortinas

Existe uma série de tratamentos que utiliza a aplicação de inseticidas sem a necessidade de remoção de pessoas ou animais durante a aplicação, procure por eles.


Prevenção

Insetos

§  * Manter alimentos guardados em recipientes fechados;
§  * Conservar armários e dispensas fechados, sem resíduos de alimentos;
§  * Verificar periodicamente, frestas e cantos de armários e paredes;
§  * Eliminar eventuais esconderijos de baratas
§  * Vedar frestas e outros espaços pequenos e úmidos
§  * Evitar acumular detritos e restos de alimentos sobre a pia
§ *  Mantenha o chão da cozinha limpo.
§Mantenha o lixo em recipientes fechados (Esta não é uma recomendação que seja suficiente para exterminá-las, pois há materiais como cola, sabões, suor e papelão, que são fontes de hidrocarbonetos: um verdadeiro banquete para as baratas);
§ *  Remover e não permitir que sejam amontoados: caixas de papelão, jornais, revistas, lixo em locais não apropriados;
§  * Manter caixas de gordura e galerias limpas e bem vedadas;
§  * Colocar tampas em ralos de áreas lavadas;
§  * Colocar borracha de vedação na parte inferior externa das portas;
§  * Manter bem calafetados as junções de revestimentos de paredes e pisos;
§ *  Ficar atento com os tetos rebaixados;
§  * Limpar periodicamente a parte superior de quadros ou painéis;
§  * Remover e destruir ootecas (caixa de ovos de baratas);
§   *Excluir a prática de fazer pequenos lanches na mesa de trabalho
§ *  Proteger os teclados dos computadores das migalhas de pão, biscoito, etc.
§ *  Providenciar a vedação ou selagem de rachaduras, frestas, vasos, fendas, que possam servir de abrigo para as baratas;
§ * Praticar limpezas úmidas totais, tantas vezes por dia quanto necessário para manter desengordurados, pisos, coifas, fogões e maquinários.

Formas caseiras para eliminar baratas:











Folha de Louro


O cheiro forte da folha de louro irá repelir baratas, espalhe algumas folhas nos lugares onde elas aparecerem, principalmente em locais escuros, úmidos e quentes, como por exemplo, próximo ao fogão.


Eucalipto e Alecrim

Prepare uma solução com partes de óleo de eucalipto e alecrim, pingue algumas gotas em um pedaço de algodão e espalhe nos locais onde aparecem baratas com frequência.


Água e sabão

Misture água e sabão (pode ser utilizado detergente) até que o líquido fique escorregadio, jogue em cima da barata quando ela aparecer. O sabão entope os poros das baratas impedindo elas de respirar, provocando a morte do inseto.



Bicarbonato de Sódio

Prepare uma mistura de açúcar e bicarbonato em potinhos (normalmente é utilizado tampinhas de garrafa) e espalhe pelos cantos da casa. O açúcar atrai a barata, ao consumir a isca, o inseto será envenenado pelo bicarbonato de sódio.


Ácido Bórico

- 100g de ácido bórico (encontrado facilmente em farmácias);
- 1 cebola picada em pedaços bem pequenos;
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo.


Passo a passo para o preparo e aplicação

Misture bem todos os ingredientes. Em seguida, faça bolinhas e distribua pela casa. Caso possua animais, lembre-se de mantê-los afastados da mistura.

Outra sugestão é misturar partes iguais de açúcar e gesso, colocar a mistura dentro de tampinhas de plástico e espalhá-las em armários, móveis e demais lugares estratégicos. O gesso impedirá que a barata se reproduza, além de não fazer mal algum para os humanos.


Fonte do artigo: Fiocruz


Gostou do artigo? Então compartilhe nas Redes Sociais.

Curta nossa Fan Page no Facebook:


Nenhum comentário: